quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Bíblia usada como cartilha de alfabetização de jovens e adultos

Alfabetizar adultos usando a Bíblia como cartilha vem sendo feito em Campo Grande há quatro anos.
Ao contrário do método pedagógico praticado nas escolas, a professora Rosângela Lins Almeida, explicou que a primeira palavra ensinada ao aluno é Deus, e no fim do curso a pessoa já alfabetizada aprende a escrever seu nome.
O projeto Alfabetização pela Bíblia é feito através de monitores formados pela Igreja Evangélica Neo Testamentária que ensinam com materiais didáticos próprios fornecidos gratuitamente aos alunos usando a metodologia de ensino do Prof. Stevão.
Na Vila Planalto, Rosângela Almeida, fez de sua varanda uma sala de aula pois conseguiu da Prefeitura carteiras, e da entidade religiosa os cadernos específicos com letras grandes, a bíblia adaptada também com caracteres maiores para auxiliar na aprendizagem dos alunos. Já tive salas com 30 alunos adultos mas aos poucos desistem por conta dos afazeres e cansaço do dia-a-dia de trabalho mas conseguimos formar doze.
Para as alunas donas-de-casa, Joaninha Mendes, na época (em 2003) com 70 anos, e Ana Lourdes Santos, com 57 anos, força de vontade e estímulo dos familiares foram fundamentais no processo de aprendizagem. Fui criada sem pai nem mãe em sítio e depois vim para a cidade com três filhos para criar e tive que trabalhar pelas casas dos outros. Hoje, tenho até netos formados e eles sempre quiseram que eu aprendesse, relatou Joaninha Mendes o trecho de sua história não escrita em diários mas vivida dia após dia.
Com a neta Hanami Santos, de 6 anos cursando a primeira série e já alfabetizada, a avó Ana Santos lê trechos de seu caderno adaptado no curso. Aprender a ler assim, foi uma mudança de vida, disse ela que relatou ter tido dificuldades para continuar os estudos por conta das responsabilidades como mãe de três filhos e o problema na visão. A professora Rosângela Almeida, disse que não é preciso fazer parte de sua igreja. Nossa intenção é atender a comunidade não importa a religião, finalizou.

Fonte: http://www.alfabetizacaopelabiblia.com.br

9 comentários:

  1. Fabi,
    Obrigada pela sua delicadeza. O Blog é um presente de deus e da Evelyn minha filha que é webdesigner.Vou linkar o seu para ficarmos bem próximas e compartilharmos. Gostaria de publicar algum artigo daqui, para poder divulgar esse delicioso Blog.Aguardo seu retorno.
    Beijos e obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  2. Visite o do meu esposo:

    www.decoracaopra coracao
    www.recebiliegostei.com

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Fabi, vim retribuir sua visita e lhe parabenizar por seu blog.
    Seu espaço é uma benção

    um abraço

    rebonelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Fabi! Paz de Cristo, minha querida!

    Obrigada pelo carinho! É bom saber que gosta do Scraps Gospel...É uma satisfação sua presença! :)

    Seu espaço é simplesmente lindo! Tenho certeza que muitos irão conhecer seu lindo trabalho, e toda a Obra de Deus, através de sua vida!
    Louvado seja Deus por isso!

    Grande beijo!
    Paz do Senhor Jesus!

    Ah, já coloquei seu link. Agora somos parceiras em Cristo Jesus! Não coloquei seu banner pois não achei por aqui...Qualquer coisa, estarei aqui! :)

    Renata
    www.scrapsgospel.com

    ResponderExcluir
  5. muito lindo seu blog
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  6. A GRAÇA E A PAZ FABI, DESCOBRIMOS EM NOSSO MINISTÉRIO VÁRIAS IRMÃOS NÃO ALFABETIZADOS,ENTÃO FOMOS DESAFIADOS POR NOSSO PASTOR À APRESENTAR UM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO,MAS TEM QUE SER ADAPTADO DE MANEIRA QUE OS IRMÃOS APRENDAM DENTRO DA BÍBLIA SAGRADA,FIQUEI MUITO FELIZ POR DEUS ME REVELADO SEU BLOG, PORQUE JÁ ESTAVA DESESPERADA POIS NÃO TENHO NENHUMA EXPERIÊNCIA. ESTOU NO 5º PERÍODO DE PEDAGOGIA, AGORA QUE COMEÇAMOS NOSSO ESTÁGIO. ESTOU PROCURANDO MATERIAIS PEDAGÓGICOS. VC PODE ME AJUDAR???

    ResponderExcluir
  7. MEU NOME É HELINA, VOCÊ PODERÁ NOS AJUDAR, DESDE JÁ AGRADECEMOS.
    A GRAÇA E A PAZ...

    ResponderExcluir
  8. A Graça e a Paz do Senhor Fabi,que bom que o Senhor te escolheu p fazer a diferença aqui na terra,continue fazendo esse trabalho lindo que faz o coração do nosso Deus sorrir, meu nome é Suely, sou missionária e quero em nome de Jesus implantar uma Escola Bíblica Infantil para Crianças "Geração de Samuel", em uma Comunidade no interior do Amazonas,onde não tem se quer água encanada ou luz,mas é muito lindo e tem crianças maravilhosas que precisam ser consolidadas e preciso de ajuda pedagógica para Evangelizar alfabetizando uma geração de meninos e meninas que ouvem e conhecem a voz do seu Senhor. Futuros pastores, evangelistas e levitas...Sei que posso em nome de Jesus fazer a diferença na vida dessas crianças, evangelizar,alfabetizar e ensiná-las a viverem por principios bíblicos,quero ajudá-las a lidarem com o medo,a hostilidade,a rejeição e a inveja,assim como desenvolver a autoconfiança,a coragem, o senso da verdade e justiça,o amor e o respeito pelos outros. Se vc ou outras pessoas que sentirem o desejo de me ajudar entre em contato. suelycordeiro_missao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. a paz querida tbm quero alfabetizar jovens e adultos através da palavra de Deus

    ResponderExcluir

Seu comentário é um incentivo.
Quero aproveitar para lhe desejar muito SUCESSO.
Volte sempre que tiver vontade ficarei feliz em te receber.
Fique na paz e que Deus te abençoe sempre!

Related Posts with Thumbnails
 

BlogBlogs.Com.Br